2011

Dezembro

  • 17/12 – Concerto de Natal com ORQUESTRA TOCANTE,PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO em parceria com PONTO DE CULTURA FÁBRICA DE MÚSICA de CABO FRIO.
  • 15/12 – NATAL LEGAL , NATAL MUSICAL NO MUSEU CONDE LINHARES CONCERTO ORQUESTRA TOCANTE, PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO e CORAIS do INSTITUTO TOCANDO EM VOCÊ realização da CAMARA COMUNITARIA DE SÃO CRISTÓVÃO, realizando primeiro concerto de Natal no bairro Imperial de São Cristóvão, no dia 15 de dezembro de 2011, foi realizado na fachada do museu com a participação da orquestra e coro infantil do Instituto Tocando em Você e Coral Vozes do Forte com mais de 500 pessoas prestigiando o evento.
  • 07 a11/12 – 1ª Brasitalia – Mostra de Arte e Produtos Ítalo Brasileiros realizou-se no Rio de Janeiro, no Forte de Copacabana, entre7 a11 de dezembro, organizado pelo Instituto Tocando em você, Associação Anita e Giuseppe Garibaldi, União Italianos no Mundo e Federação das Associações Lucanas no Brasil. Inserido no Momento Itália / Brasil e teve o apoio do Comites e do Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro, além da Associação de Amizade Itália Brasil, presidida pelo deputado Fabio Porta, eleito na circunscrição da América Meridional. Contou também com patrocínio via Lei Rouanet – que possibilitou a realização dessa edição – oferecido pela empresa Telespazio. Realizou  exposição multimídia de Rui de Carvalho “Ver, Sentir, Tocar a Itália no Brasil”,  a mostra “A arte da relação / Presença” de Gilda Goulart e Vicente de Percia e a Mostra Integrada Brasil-Itália de Theresa Toscano. As atrações : Maestro Gilvan Melo regendo a Orquestra Tocante e os Meninos Cantores do Colégio de São Bento; recital de Tamara Colucci Barquette;a música lírica italiana no espetáculo “Nelson e as suas mulheres sopranos Miriam Rubim, Marina Considera e Chiara Santoro direção artística do barítono Nelson Portella, participação do cantor LeonardoLa Grecca. Destacamos,ainda, participação compositor e pianista Weber Iago, do trio jazz Adriano Giffoni, cineasta Phillip Johnston, dos corais Acrópolis de Agnes de Souza e Do Si Canto de Jésus Figueiredo, da cia de Dança Folclórica de Petrópolis, do quarteto Santa Teresa, do Trio Regional Debossan da Orquestra Tocante além de todos os artistas, entre músicos e atores, do Instituto Tocandoem Você. Realizou,também, as oficinas de teatro de José Maria Rodrigues e Julio Wenceslau, de percussão de Sergio Conforti com seu Tambor Carioca e Nilton Vilela; no universo da Música Brasileira com o Contrabaixo da metodologia de Adriano Giffoni.Para crianças performances teatrais realizadas na CASA DE PINÓQUIO e as oficinas música violino e flauta. Parceiros /apoiadores transformaram o evento numa festa de sabores trazidos pela PANEMANIA, AMARENA,VINÍCULA VALMARINO,CAFÉ TEICNHER,AL TAGLIO.

Novembro

  • Realização de exposições, espetáculos teatrais, mostras de vídeo e debates após a apresentação dos seguintes espetáculos inclusivos:
    • 26/11 –  SHOW CARIOCA, MIO CORE – SHOW DO PONTO DE CULTURA TOCANDO RIO no Evento Festival de Economia Solidária e Criativa com mesa expositora e exibição do.
    • 17/11 – COMO VEMOS ESSE MUNDO; 19/11 – TRILHAS DO CORAÇÃO; 19/11 – TRILHAS DO CORAÇÃO , com: Direção Cênica – Júlio Wenceslau     Direção Coreográfica: Anderson Macedo   Texto:Simone Colucci
    • 6/11 – UM SONHO DE QUEBRA NOZES  com Cia Mirim Tempo de Infância. Direção Cênica – Anderson Fernandes    Direção Coreográfica: Priscila Santos
  • 16 A25/11 – Realização de Multi-evento IlimitadAÇÃO (Edição 2011), no TEATRO e CINE CLUBE TOCANDO EM VOCÊ e TEATRO SÃO JOSÉ com a participação do PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO, Estudantes de arte e Educação e Jovens com Deficiência do Projeto EJA Especial e Terapias.

Outubro

  • 22/10 – Trio do Instituto Tocando em Você, liderado pelo professor Igor Levy, do PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO, lança projeto Brasitália no Salão Estadual de Turismo na orla de Copacabana.

Setembro

  • 23/09 – lançamento do PROJETO BRASITÁLIA iniciativa do Instituto Tocando em Você em parceria com a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi, FABBRA, UIM realiza, inserido no Momento Itpália-Brasil,em SESSÃO SOLENEna CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES, com a presença de várias do CONSULADO GERAL DA ITÁLIA NO RIO DE JANEIRO  e instituições Ítalo Brasileiras,  vereadora Tânia Bastos.
  • 18/09 – CARIOCA, MIO CORE – SHOW DO PONTO DE CULTURA TOCANDO RIO  a convite da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, SUBPREFEITURA DA TIJUCA, ACIT  comemorando o 1º Aniversário da UPP SALGUEIRO.

Agosto

  • Abertura de vagas 2ª TURMA Ponto de Cultura Tocando o Rio.
  • 13/08 – Abertura do EVENTO DO CMDCA em PARCERIA  com ITAÚ SOCIAL no AUDITÓRIO DO CIEE com a participação do PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO, CORAL INFANTIL DO INSTITUTO TOCANDO EM VOCÊ E ORQUESTRA TOCANTE.

Julho

  • 16/07 – ARRAIAL COM ARTE com a participação todos projetos arte,educação,terapias e projetos sociazis e  Entrega de certificadps 1[ TURMA PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO.
  • 08 e 09/07 – Rio Coral Fest – Encontro de Corais Tocando em Você com a participação PONTO DE CULTIURA TOCANDO O RIO, CORAIS ITV, CORAL EMERJ, CORAL TIJUCA TENIS CLUB, CORAL TU VOZ MI VOZ entre outros.
  • 02 e 03/07 – CARIOCA, MIO CORE – SHOW DO PONTO DE CULTURA TOCANDO RIO no CINE-TEATRO Tocando em Você.

Junho

  • 03/06 – Instituto Tocando em Você é convidado a receber doação da YAMAHA de Guitarra para o Projeto Social Talentos do Futuro e Orquestra Tocante.
  • Pré Estréia do Espetáculo Show Teatralizado Tocando O Rio.

MAIO

  • 30/05 – Celebração da parceria entre o Espaço Cultural Tocando em Você, Instituto Tocando em Você e a Yamaha para realização de difusão e eventos de programas e projetos de democratização do acesso aos Instrumentos de Sopro.31/05 – Celebração de parceria junto ao Forte de Copacabana para realização do evento Brasitália iniciativa do Instituto Tocando em Você, Associação de Intercambio Cultural Ítalo-Brasileira Anita e Giuseppe Garibaldi, UIM (União Italianos no Mundo) e Associação de Amizade Itália Brasil.
  • 27 e 28/05 – Mãe ,Você é Música! Programação de eventos em homenagem às mães cariocas e tijucanas com a realização de baile, exposições, roda de choro e samba.
  • 21/05 – 08 H Às 11 H – Workshop de Turismo Cultural Museu Conde de Linhares- 11h – Of. Gratuita De Percussão Infantil–Conde De Linhares
  • 14 H – Of. Percussão Para Turistas

ABRIL

  • 29 e 30 30/04 – Inauguração da nova sede do Espaço Cultural Tocando em Você com apresentação de convidados com Oficinas, Shows e Exposição marcando,também, o início dos festejos do centenário da Praça Saens Peña e do Movimento Comunitário Pró-Revitalização da Praça, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial da Tijuca, do Instituto Tocando em Você e do Jornal Grande Tijuca. A programação apresenta os resultados sociais de importantes projetos como a Orquestra de Percussão, Voz e Sopro do Ponto de Cultura Tocando o Rio resultado do convênio do ITV com a  Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva. Outras iniciativas do ITV, também, serão exibidas como a Orquestra Tocante (formada por jovens virtuoses em cordas e sopro) e Coral Tocarte ( formado por jovens com necessidades especiais).

MARÇO

  • 28/03 – Dia do Teatro – 18 h – Oficinas Gratuitas de teatro na sede  – Crianças e jovens a partir de 11 anos
  • 19/03 – Abertura do ano cultural da Marinha com concerto Espaço Cultural da Mariinha  integrando o Coral Tocarte e a Orquestra Tocante.
  • 12/03 – Oficina Percussão e Dança no Museu Militar Conde de Linharesem São Cristovãoministrada por professores e alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio.

 FEVEREIRO

  • 05/02 – Oficina Percussão e Dança no Museu Militar Conde de Linharesem São Cristovãoministrada por professores e alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio.