Projeto Integrarte

Cidadania plena para o portador de necessidades especiais por ser um antídoto contra o isolamento, a violência doméstica, entre outros males. Qualificação é a palavra de ordem para a conquista progressiva da cidadania, capaz de inserir socialmente essas crianças e jovens. Para isso, o Projeto Integrarte realiza três ações em forma de oficinas:

OFICINA CONVIVER

Seja no banco, supermercado, feira livre, espaço cultural, teatro, cinema, shopping, praia, metrô, jovens com necessidades especiais desenvolvem atividades práticas do dia-a-dia.

OFICINA TALENTOS ESPECIAIS

Do ateliê para o estande de vendas. Não existe limite para a criatividade e conquista da autonomia. Serigrafia, decoupage, pintura em gesso e em tela, reciclagem de materiais geram artigos de moda e decoração já apresentados em várias exposições e que levaram, também, a criação do Fundo Talentos Especiais que destina percentual aos jovens assistidos.

OFICINA CORAL TOCARTE

De Tim Maia aos Titãs com suporte na musicoterapia, dançaterapia e psicoterapia. A direção da musicoterapeuta Regina Lúcia Colucci e o apoio de equipe multidisciplinar permitem que o canto coreografado das vozes especiais ultrapasse limites e surpreenda platéias. Esses resultados positivos estão registrados no CD Instrumentos da Paz e nos DVD’s de vários concertos inclusivos do Coral Tocarte com a Orquestra Tocante.

 

GRIFE TALENTOS ES´PECIAIS

Oficinas de Fortalecimento de Vínculos são trabalhadas dentro das ações de Cidadania, Cultura, Artes Plásticas e Terapias dando origem a grife Talentos Especiais, na qual são confeccionadas camisetas, vestidos, turbantes, entre outros acessórios, elaborados por jovens com deficiência. A realização de atividades engloba jovens com e sem deficiência e seus responsáveis. Assim, acontecem encontros intergeracionais gerando atividades de produção, difusão, filmagem, organização, digitalização dos desenhos criados pelos assistidos, impressão de camisetas, criação da loja virtual, lançamento da campanha nas mídias virtuais, difusão do desfile e produtos criados, organização de estoques e pontos de venda e realização de reuniões de pais e alunos protagonistas desta ação.