Projeto Social Orquestra Tocante

1ª Mostra Brasitália Concerto Orquestra Tocante

1ª Mostra Brasitália Concerto Orquestra Tocante

O Projeto Social Orquestra Tocante, iniciado em 2002, é uma usina de talentos que atua no aperfeiçoamento de jovens músicos, na formação de músicos mirins e na difusão da cultura musical sem preconceitos. Das salas de aula aos palcos, a Orquestra Tocante leva música Clássica, Sacra, MPB, Instrumental, Étnica e, também, Concertos Didáticos Teatralizados a vários espaços como Teatros, Praças Públicas, Bibliotecas, Shoppings e Escolas com um conceito inovador de desenvolvimento humano e formação de platéias.

Assim, o projeto vem construindo a sua história em palcos cariocas: Forte de Copacabana, Auditório do BNDES, Cine Clube Piraquê, Centro Cultural da Justiça Federal, Centro de Referência da Música Carioca, Hotel Glória, Teatro Ziembinski, Museu Histórico Nacional, entre outros, recebendo convites de importantes instituições como Marinha do Brasil, Prefeitura do Rio e Projeto Música no Museu, tendo sua atuação registrada por programas como: Globo Comunidade, RJ TV, Jornalismo da GNT, TV Câmara, entre outros.

O maestro Gilvan Melo, fundador do trabalho, dirige os ensaios e coordena as oficinas de Aperfeiçoamento Técnico dos jovens virtuoses do morro e do asfalto buscando qualificar a formação do instrumentista como pessoa-artista capaz de fazer a diferença na sua comunidade e na sociedade. O objetivo é apresentar um produto cultural de qualidade que contribua para a difusão da cultura de paz, consolidação da identidade brasileira e a conquista da sustentabilidade. O Projeto abre espaço para ações empreendedoras transformando-se em celeiro de artistas, com atuação de jovens regentes, arranjadores, além de apoiar a formação de duos, trios, quartetos, quintetos na inserção ao mercado de trabalho. Vide Programa de Empreendedorismo ITV.

A democracia musical integra naipes: cordas clássicas, populares, sopro, percussão, além de concertos com participação de solistas e cantores como, por exemplo, o tenor Ivan Jorgensen. Este projeto de vanguarda realiza apresentações com interação de múltiplas linguagens, como o Concerto Multimídia Sinfonia Urbana, com temas musicais (lundu, choro, valsa, embolada, bossa, rap e coda sinfônica) mixados aos sons da cidade do Rio de Janeiro e o Concerto Brasil Afro com a participação de ritmistas da Escola de Samba Grêmio Recreativo Acadêmicos do Salgueiro.