Vídeos

A Casa da Rua General Roca:
30 Anos, a idade do futuro

Estamos comemorando 30 anos de Grupo Educart voltado para ações inclusivas em prol da criança, adolescente, jovem e adulto. Gostaríamos de compartilhar com o mundo um pouco da nossa história!

Realizado pela jornalista Sonia Boulanger e o cineasta José Miguel Barberena, este trabalho é um convite a conhecer os resultados da proposta em arte, educação, terapias e projetos sociais das instituições dirigidas pelo Grupo (Espaço Cultural Tocando em Você, Instituto Tocando em Você e Escola Tempo de Infância e Juventude – Universidade do Ser)!

 

 

 

Espetáculo
GERAÇÃO TRIANON

 

GERAÇÃO TRIANON

O espetáculo ‘Geração Trianon’ é resultado do trabalho desenvolvido no curso de teatro do Espaço Cultural Tocando em Você (ECTV), ministrado pela profª Aline Allesiée, também diretora da peça. O texto é de Anamaria Nunes, direção artística de Simone Colucci e direção coreográfica de Robert Rodrigues. O elenco formado pelos alunos do curso de teatro, também reúne alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio que funciona no ECTV.

O trabalho conta, de forma bem-humorada, como funcionavam as companhias teatrais das décadas de 10, 20 e 30, épocas em que o teatro brasileiro era praticamente a única diversão e que, por isso mesmo, era capaz de enriquecer àqueles que se dedicavam à arte dramática. Além do excelente levantamento feito sobre este período da História do Teatro no Brasil, a peça homenageia os grandes atores que viveram essa história. “Nós trabalhamos com quem nunca fez teatro e acaba surpreendendo quando entra em cena. Nosso aluno aprende técnicas de respiração, voz, expressão corporal e arte dramática, tanto na comédia quanto no drama. Após um ano de trabalho, com a turma mais amadurecida, ensinamos técnicas mais avançadas”, revela Aline Allesiée.

Mais informações: (21) 2567-4378 ou no Facebook

Ficha técnica

Texto: Anamaria Nunes

Direção: Aline Alesiée

Direção artística: Simone Colucci

Direção coreográfica: Robert Rodrigues

Elenco
André Luiz Santa Rosa
Clara de Oliveira Garçone
Daniele Pereira da Silva
Fernando Ferreira Crestan Silva
João Paulo Gabriel Silva da Silveira
Ginaldo Berto da Silva
Karolline Ribeiro Belchior
José Luiz França Lima
Marcus Vinícius Monteiro da Luz
Renan Moraes
Robert Rodrigues da Silva
Rodrigo do Nascimento Montiel de Melo

Edição e filmagem
Jonas Paz-Benavides

JARDIM VERTICAL – FAVELA GARDEN & PIECES (2017)

O projeto possui como objetivo a implementação de uma horta dentro da creche Raízes do Salgueiro para contribuir na alimentação dos alunos e trabalhar o desenvolvimento de sustentabilidade dentro da comunidade do morro do Salgueiro, sendo aberta para os pais e responsáveis dos alunos para visita, contribuição e manutenção do espaço.

O Favela Garden & Pieces é uma iniciativa em conjunto da ONG Instituto Tocando em Você (ITV) com a instituição de trabalho voluntário Service Volontaire International (SVI).

 

O Jardim Vertical já encontra-se construído e ativo na creche Raízes do Salgueiro!

Ponto de Cultura Tocando o Rio – Atividades 2016/2017

Atividades 2014 e 2015 Ponto Municipal de Cultura Tocando o Rio

Bora Galera!!!

Parceria Ponto de Cultura Tocando o Rio, Pontão Cinema Nosso e Jardim.in

Vamos sintonizar o canal TOCANDO EM VOCÊ para assistir em tempo real o 2º dia da 8ª Edição Festival ILIMITADAÇÃO que começa em poucos instantes!

Acesse o link

http://netshow.me/tocando-em-voce/4769-ilimitadacao

 

ORFEU CARIOCA

 

O musical Orfeu Carioca, livre para todos os públicos e com adaptação teatral coletiva feita pelos jovens atores do Ponto de Cultura Tocando o Rio, é baseado no mito Orfeu que teve a vida desgraçada, depois que ele e a ninfa Eurídice descobriram o universo do amor. Esses personagens lendários desenham a tragédia que culmina com a morte de Orfeu por ter desobedecido a uma ordem do “rei das sombras”: um só olhar fez com que Orfeu perdesse Eurídice para sempre. Fica a mensagem: a inquietude do amor pode perturbar qualquer amante.
A proposta teatral plástica de Simone Colucci e Aline Allesiée é aliada à multimídia, dança e música cuja trilha sonora é de Weber Iago (indicações ao Grammy Latino) fundindo elementos de brasilidade e do jazz em músicas incidentais e peças originais. A performance dos jovens atores-dançarinos-cantores tem direção musical de Gilvan Melo e coreografias de Flavia Oliver e Valdo Ferreira, revelando o potencial dos alunos do Ponto Municipal de Cultura Tocando o Rio: jovens do asfalto integrados a jovens moradores de comunidades carentes, na faixa dos 14 aos 21 anos. Isso significa que a proposta do trabalho do Grupo Educart, responsável pela direção do Instituto Tocando em Você, que se tornou Ponto de Cultura, tem sido cumprida, isto é, a juventude carioca está tendo a chance de produzir, fazer e atuar na indústria do terceiro setor. Os cursos gratuitos trabalham, além da qualificação em teatro, dança e música cursos intensivos de produção, multimídia, inglês e turismo cultural.
O Ponto de Cultura Tocando O Rio nasceu através de convênio firmado, em 2010, entre o Instituto Tocando em Você, o MINC e a Prefeitura do Rio de Janeiro para capacitar, até 2017, 600 jovens. Essa capacitação para a indústria do terceiro setor acontece a partir da formação da Companhia de Teatro Musical, do Bloco Tocando o Rio e da realização de quatro cursos intensivos, com duração de dois meses cada: inglês básico, produção e turismo cultural, multimídia (fotografia, cinema e informática) e artes integradas (música, teatro, dança e percussão). Esse caminho foi escolhido por apostar no protagonismo jovem capaz de promover a identidade cultural brasileira. Afinal, o Rio de Janeiro pelo potencial turístico, importância histórica e ações recentes ligadas ao reconhecimento do seu patrimônio pela UNESCO e da possibilidade de sediar grandes eventos necessita valorizar e praticar política pública de educação voltada ao mercado cultural e criativo a partir da juventude. As ações do Ponto de Cultura Tocando O Rio foram iniciadas junto ao governo do Estado, o que resultou na capacitação de 300 jovens, inclusive de escolas públicas da Grande Tijuca. Hoje, o trabalho, que é desenvolvido junto à Prefeitura do Rio, mostra o seu primeiro produto cultural: a versão carioca do mito Orfeu.

Conheça quem faz ORFEU CARIOCA:
– Adaptação teatral: jovens atores do Ponto de Cultura Tocando o Rio
– Direção Teatral: Aline Allesiée
– Direção artística: Simone Colucci
– Música incidental e arranjos: Jasnan Daya Singh (Weber Iago)
– Direção musical: Gilvan Melo
– Direção e arranjo de percussão (ao vivo): Fernando Menezes. Assistente: Felipe Souza
– Coreografias: Flavia Oliver e Valdo Ferreira
– Figurinos: Ymanoel Duart
No elenco, os atores-cantores-dançarinos:
Robert Rodrigues, Tainá Mattos, Daniele Silva, Alexandre Bravo, Marilia Mattos, André Santa Rosa, Gael Silveira, Hanna Gaby, Marli Silvino Peclat, Isabelle Cristinne, Nani Ferreira, Ludmila Marques, Marcely Silva, Luiz França

Serviço:
Musical Orfeu Carioca
Temporada: de 07 a 28/8 – 20 horas (sempre às sextas-feiras).
Local: Teatro Tocando em Você (Rua Gal. Roca, 362 – Tijuca – próximo à estação do Metrô Saens Peña). Capacidade: 120 pessoas
Ingressos: R$ 20 (inteira
Realização: Instituto Tocando em Você
Mais informações: www.institutotocandoemvoce.org.br
Simone Colucci – 2567-4378 / 9942-8769

Assessoria de Comunicação
Marcia Renault – 2577-7988 / 99713-0764

  • Próximos Eventos

    • No upcoming events

    AEC v1.0.4

  •  

  • Ajude o ITV

    quadro001_bandeira_gd Contribua para a sustentabilidade dos Projetos do Instituto Tocando em Você e a ampliação dos horizontes de muitas famílias, comprando nossos produtos. Divulgue esta iniciativa. Clique aqui