O que é o ITV

Conquistas… Crescimento… O Instituto Tocando em Você é de quem chega e cuida dele, colocando o melhor de si! Assim, é a história da árvore e de sua semente!

O que eh o ITV_foto 1

 

 

O ITV é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criado pelo Grupo Educart, em julho de 2000, para ampliar a democratização dos projetos sociais praticados pelo Espaço Cultural Tocando em Você junto às comunidades carentes da Grande Tijuca. Sua missão é democratizar uma ampla ação cultural, através de projetos educacionais, artísticos, terapêuticos, tecnológicos e profissionalizantes fundamentados no respeito à diversidade humana e na luta pela inclusão social. Por isso, tem realizado movimentos, eventos e projetos em parceria com setores locais e várias comunidades cariocas.

O público alvo do Instituto Tocando em Você é a criança e o jovem, inclusive deficientes, com ações extensivas ao adulto e à terceira idade. Isso faz com que mantenha característica de ampla atuação em vários segmentos da família, trabalhando junto às comunidades carentes da Grande Tijuca e de outros bairros do Rio de Janeiro, através de movimentos, eventos, campanhas e projetos.

O ITV valoriza a participação de cada um, estabelecendo como condição para o ingresso em seus projetos sociais, estar matriculado e cursando escola regular ou frequentar o Programa de Reinserção Escolar – UTI Social Pedagógica – para, a curto ou médio prazo, retornar à escola. Os maiores de idade são incentivados a frequentar as Oficinas de Língua Portuguesa, Informática, Capacitação Profissionalizante, Produção Cultural e História da Cidade do Rio de Janeiro.

O Instituto atende cerca de 200 pessoas/ano nos Programas de Capacitação Artística, Terapias, Reeducação / Qualificação e Produção Cultural. Como destaque: o Projeto Social Tempo de Infância, que tem na música e nas artes a porta de entrada para o conhecimento:  Tocando o Rio, que oferece oficinas de percussão, aproximando o público infanto-juvenil das raízes afro-brasileiras e capacitando-o em guias culturais; Talentos do Futuro, onde os assistidos aprendem dança, teatro e instrumentos musicais; Orquestra Tocante, formada por alunos que aprendem do violino ao teclado e instrumentos de sopro, qualidade e diferenciais já registrados no CD Instrumentos da Paz; Integrarte, que promove a capacitação dos portadores de deficiência que passam a gerar renda, através de atividades artísticas, artesanais e musicais; Trilhas do Coração, que promove oficinas de conscientização sobre saúde na gravidez e musicalização para bebês e gestantes carentes; Flor do Canto, cidadania e lazer criativo para a terceira idade; Integra & Ação, capacitação para jovens e adultos na área do artesanato, culinária, com previsão de aulas de informática.

Em 2009, o Instituto Tocando em Você tornou-se Ponto Estadual de Cultura com o Projeto Tocando o Rio que é voltado para a capacitação de jovens na faixa dos 14 aos 21 anos. As atividades do Instituto Tocando em Você são realizadas em salas de aula cedidas pelo Espaço Cultural Tocando em Você e em espaços (quadras, escolas, clubes) cedidos por parceiros institucionais. Nosso lema é trocar, apostando no crescimento mútuo pelo acesso à informação e à geração de renda. Assim, a ação do ITV é comprometida com o fortalecimento da comunidade, dando ênfase na qualificação da população local, estimulando sua atuação como elemento ativo e determinante do seu desenvolvimento pleno.

O crédito é a arte-educação. Programas ousados contribuem para a redução dos índices de violência, porque apontam caminhos, instrumentalizando indivíduos a serem os protagonistas do seu futuro, fortalecidos e envolvidos com a sua comunidade. Nossa proposta é formar uma ciranda de gente que quer crescer e mudar!